É uma área de estudo dentro da Psicologia que Prioriza os elementos que podem trazer felicidade às pessoas. Assim, em vez de priorizar a identificação de desvios ou patologias mentais, o segmento se volta para a manutenção e reforço do bem-estar do paciente.
Isso não significa deixar as doenças de lado, mas, sim, concentrar-se em aspectos positivos da existência humana.
Partindo dessa premissa, a Psicologia Positiva emprega ferramentas como a autorresponsabilidade para mostrar que cada um tem o poder de mudar sua realidade.
Segundo esse movimento, o segredo para levar uma vida mais satisfatória é construir um modelo mental otimista. Para isso, é preciso treinar o cérebro e deixar os padrões negativos de lado, exercitando, com frequência, mecanismos de gratidão a resiliência.
A gratidão serve para lembrar que sempre temos razões para agradecer, ainda que pareçam pequenas diante de um cenário amplo.
Já a resiliência tem um papel crítico para converter situações difíceis em fontes de aprendizado, evidenciando lições importantes para o crescimento pessoal e profissional.
A Psicologia Positiva oferece boas práticas para melhorar o desempenho e aumentar a sensação de bem-estar pessoal.
Por isso, está entre as ferramentas usadas dentro e fora de consultórios de psicólogos, alcançando consultorias, processos de coaching e outros tipos de treinamento.
Aplicada à área profissional, essa disciplina contribui para equipes mais colaborativas, lideranças inspiradoras e liderados mais satisfeitos.
Copyright © 2024 | Bárbara Velloso Psicóloga. Todos os direitos reservados.